Planificação participativa para REDD+: A experiência de aplicação do programa Bolsa Floresta para Moçambique

Reports/papers (non-specific)
, 46 pages
PDF (2.41 MB)
13562IIED.pdf
Language:
Portuguese, Portugal
Published: October 2012
Area(s):
ISBN: 9781843698838
Product code:13562IIED

Planificação Participativa para REDD+: a Experiência do Programa Bolsa Floresta é uma publicação da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) produzida pelos seus colaboradores a partir das experiências obtidas com o Programa Bolsa Floresta, iniciativa de pagamento por serviços ambientais que vem sendo implementada no Estado do Amazonas, Brasil.

Este manual foi desenvolvido como parte das actividades do projecto Cooperação Sul-Sul REDD: Uma iniciativa Brasil-Moçambique para o desmatamento zero, de relevância pan-africana. Esta iniciativa envolve um grupo multi-institucional, composto pelo Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA), Ministério da Agricultura (MINAG), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Centro Terra Viva (CTV) e Indufor Oy, com o apoio da Embaixada Norueguesa de Maputo e a coordenação técnica do Instituto Internacional para o Ambiente e Desenvolvimento (IIED).

O objectivo deste manual é documentar o trabalho da equipe da FAS em relação à temática de planificação participativa do Programa Bolsa Floresta, para que seja utilizado em actividades de capacitação em diferentes locais, como um dos componentes utilizados na preparação da equipe para a implementação de actividades de REDD+ ou outras relacionadas.

Cite this publication

, . (2012). Planificação participativa para REDD+: A experiência de aplicação do programa Bolsa Floresta para Moçambique. .
Available at https://www.iied.org/pt-pt/13562iied