iied
iied

Publications

Browse themes
About publications

Information for G02605

Cooperacao Sul-Sul Sobre REDD

MICOA

Book/Report

As florestas tropicais cobrem cerca de 15% da superfície global do mundo e contêm cerca de 25% de carbono da biosfera terrestre. Contudo, as florestas estão sendo rapidamente desmatadas e degradadas resultando em emissões directas de dióxido de carbono para a atmosfera. Cerca de 13 milhões de hectares de florestas são transformadas anualmente noutras formas de uso de terra, contribuindo com um quinto das emissões e tornando a mudança no uso de terra o segundo maior contribuinte para o aquecimento global.

Considerando o potencial que a redução de emissões resultantes do desflorestamento e degradação florestal têm na mitigação das mudanças climáticas o Plano de Acção de Bali inclui o REDD nas acções a serem implementadas pelos países em desenvolvimento como parte do futuro regime internacional das mudanças climáticas na fase pós-2012.

O presente projecto de Cooperação Sul-Sul em REDD: Uma iniciativa Moçambique - Brasil para o desmatamento zero, com relevância pan-africana visa o desenvolvimento de um Programa Nacional de REDD, incluindo a respectiva Estratégia Nacional de REDD em Moçambique, em paralelo com a testagem de duas iniciativas piloto.

O projecto de cooperação irá comporta uma ligação estreita com o projecto de Promoção de Parcerias Florestais “Growing Forest Partnerships’”, também em implementação em Moçambique, tendo como objectivo incentivar parcerias em iniciativas locais relacionadas com o sector florestal. Ambas iniciativas visam também delinear e testar práticas inovadoras para o desenvolvimento de uma política pública em Moçambique contra o desmatamento e promotora de pagamentos por serviços ambientais.

Publication information

Download and Sharing

Free PDF 509k

Share with your network: