Cooperacao Sul-Sul Sobre REDD

Reports/papers (non-specific)
PDF (509.32 KB)
G02605.pdf
Language:
Portuguese, Portugal
Published: December 2009
Area(s):
Product code:G02605

As florestas tropicais cobrem cerca de 15% da superfície global do mundo e contêm cerca de 25% de carbono da biosfera terrestre. Contudo, as florestas estão sendo rapidamente desmatadas e degradadas resultando em emissões directas de dióxido de carbono para a atmosfera. Cerca de 13 milhões de hectares de florestas são transformadas anualmente noutras formas de uso de terra, contribuindo com um quinto das emissões e tornando a mudança no uso de terra o segundo maior contribuinte para o aquecimento global.

Considerando o potencial que a redução de emissões resultantes do desflorestamento e degradação florestal têm na mitigação das mudanças climáticas o Plano de Acção de Bali inclui o REDD nas acções a serem implementadas pelos países em desenvolvimento como parte do futuro regime internacional das mudanças climáticas na fase pós-2012.

O presente projecto de Cooperação Sul-Sul em REDD: Uma iniciativa Moçambique - Brasil para o desmatamento zero, com relevância pan-africana visa o desenvolvimento de um Programa Nacional de REDD, incluindo a respectiva Estratégia Nacional de REDD em Moçambique, em paralelo com a testagem de duas iniciativas piloto.

O projecto de cooperação irá comporta uma ligação estreita com o projecto de Promoção de Parcerias Florestais “Growing Forest Partnerships’”, também em implementação em Moçambique, tendo como objectivo incentivar parcerias em iniciativas locais relacionadas com o sector florestal. Ambas iniciativas visam também delinear e testar práticas inovadoras para o desenvolvimento de uma política pública em Moçambique contra o desmatamento e promotora de pagamentos por serviços ambientais.

Cite this publication

, . (2009). Cooperacao Sul-Sul Sobre REDD. .
Available at https://www.iied.org/pt-pt/g02605