iied
iied

Publications

Browse themes
About publications

Information for 13601PIIED

Desmatamento na Paisagem do Corredor da Beira: o papel de factores sócioeconomicos

Em Moçambique, tal como noutros países, a população rural dependente dos recursos naturais é tida como um dos principais agentes que estimula a conversão das florestas em outros usos. Sabe-se que não só a pobreza move as acções destes agentes, como também a procura de produtos florestais nos mercados nas crescentes zonas urbanas a nível nacional e internacional. Isto não significa, contudo, que o seu papel seja irrelevante. Sendo assim, importa compreender a sua percepção sobre as motivações por detrás das práticas de uso da terra adoptadas. Tal é fundamental na definição das abordagens, modelos e práticas sustentáveis de uso da terra e a sua eficiência e efectividade na mitigação das causas do desmatamento e degradação florestal, redução de emissões e melhoria do bem-estar da população. O que revela então o levantamento socioeconómico de informantes-chave e quase 1200 agregados familiares das províncias de Manica, Sofala e Zambézia?

Publication information

Download and Sharing

Free PDF 2,696k

Share with your network:

Nhantumbo, I et al. (2018) Desmatamento na Paisagem do Corredor da Beira: o papel de factores sócioeconomicos. IIED Relatório do Pesquisa, Londres.

Project information

IIED has been helping to facilitate the REDD+ process, which aims to reduce emissions and conserve forests, in Mozambique since 2009.

More at www.iied.org:
Testing REDD+ in Mozambique

We use cookies to help improve this website. Clicking any link on this site will be taken as your consent to this.