Planificação participativa para REDD+: A experiência de aplicação do programa Bolsa Floresta para Moçambique

Planificação Participativa para REDD+: a Experiência do Programa Bolsa Floresta é uma publicação da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) produzida pelos seus colaboradores a partir das experiências obtidas com o Programa Bolsa Floresta, iniciativa de pagamento por serviços ambientais que vem sendo implementada no Estado do Amazonas, Brasil.

Este manual foi desenvolvido como parte das actividades do projecto Cooperação Sul-Sul REDD: Uma iniciativa Brasil-Moçambique para o desmatamento zero, de relevância pan-africana. Esta iniciativa envolve um grupo multi-institucional, composto pelo Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA), Ministério da Agricultura (MINAG), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Centro Terra Viva (CTV) e Indufor Oy, com o apoio da Embaixada Norueguesa de Maputo e a coordenação técnica do Instituto Internacional para o Ambiente e Desenvolvimento (IIED).

O objectivo deste manual é documentar o trabalho da equipe da FAS em relação à temática de planificação participativa do Programa Bolsa Floresta, para que seja utilizado em actividades de capacitação em diferentes locais, como um dos componentes utilizados na preparação da equipe para a implementação de actividades de REDD+ ou outras relacionadas.
 
IIED code:
13562IIED 
Published:
Oct 2012 - IIED 
Theme:
Forests 
Keyword:
Forestry 
ISBN/ISSN:
ISBN 978-1-84369-883-8 
Details:
46 pages (Book/Report) 
Language:
Portuguese (Português)  
Fundação Amazonas Sustentável (2012) Planificação participativa para REDD+: A experiência de aplicação do programa Bolsa Floresta para Moçambique. Instituto Internacional para Ambiente e Desenvolvimento. Londres.